Programa De Residência Médica Especialidade: Clínica Médica

· 3 min read
Programa De Residência Médica Especialidade: Clínica Médica

Estimar e promover as ações de saúde de caráter preventivo concernentes à segurança do paciente. Conhecimento básico nas sub-especialidades como oncologia ginecológica, patologia cervical infertilidade, mastologia, endoscopia, infanto-puberal, climatério, alto-risco, puerpério, DIG (Doença Trofoblástica da Gestão). Realizar a avaliação e preparo pré-operatório nos casos não complicados e em presença das complicações mais comuns. Estimular a capacidade de aprendizagem independente e de participação em programas de educação continuada.

  • Em nosso blog, estão disponíveis conteúdos detalhados sobre o exame, questões comentadas de áreas específicas e guia estatístico das provas dos últimos cinco anos.
  • O programa tem como obrigatórios os estágios em Enfermaria, Ambulatório, Unidade Básica de Saúde, Unidade de Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva e nas especialidades correlatas à área e que permeiam o aprendizado integral do clínico geral.
  • Não é à toa que o médico referência das mulheres é, na maioria dos casos, o Ginecologista.
  • Contribuição previdenciária corresponde a 11% da bolsa de residência médica.


Conheça os benefícios de uma dieta com baixo teor de FODMAPs e o uso de probióticos para pacientes com SII. Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.  https://cutt.ly/p7sYdTm  de primeira linha para o tratamento e a função de cada um deles (iECA; BRA; bloqueadores dos canais de cálcio; diuréticos tiazídico). Bloqueador dos canais de cálcio diidropiridínico e um diurético tiazídico, todos em doses otimizadas, e a meta pressórica não é atingida, não esquecer de associar a espironolactona. Na conclusão do período de residência, o neurologista estará bem preparado para oferecer terapias baseadas em evidências para uma grande variedade de doenças e quadros neurológicos. A Residência em Medicina de Emergência do Hospital Moinhos de Vento proporciona ao residente a oportunidade de executar procedimentos nas mais diferentes situações.


Mercado De Atuação



Se você já assistiu a alguma série médica de televisão, como Greys Anatomy ou ER, lembra da figura do residente médico dentro do hospital. Saiba que, apesar de diversas diferenças entre os personagens e a vida real, a residência médica é um processo não só real como muito importante para a formação de um profissional da área. A genética médica, por sua vez, diagnostica, trata e controla distúrbios hereditários e genéticos. Apesar de bastante específica, é um tipo de residência médica de acesso direto com três anos de duração. Logo, se você pretende se inscrever em um processo seletivo de residência médica para uma das carreiras acima, isso pode ser feito logo após a conclusão da graduação. Contudo, vale dizer que esta suposta facilidade faz com que a concorrência seja ainda superior, o que exigirá uma ótima nota na prova.

Conheça As 10 Melhores Residências Médicas No Brasil


Valorizar entre os residentes das práticas baseadas em evidências científicas, estímulo ao trabalho em equipe multiprofissional. O residente em cirurgia torácica da HSCMV faz estágio contínuo e obrigatório em cirurgia torácica pediátrica e em hospitais privados para ter acesso às tecnologias e materiais muitas vezes não disponibilizados no sistema público. Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 55 mil médicos e receba conteúdo exclusivo diretamente no seu email.

O Paciente E O Uso Da Internet


O especialista em clínica médica também presta serviços periciais nas instituições públicas, trabalha em escolas e nas empresas para pronto-atendimento. Capacitar o médico residente a se tornar especialista em medicina interna com conhecimento e expertise em áreas  de abrangência necessárias na avaliação dos agravos clínicos em todos os graus de complexidade na população adulta. O objetivo do programa é habilitar o residente a diagnosticar e tratar pacientes com desordens da pele e mucosas adjacentes, anexos cutâneos, cabelos, unhas e tecido celular subcutâneo, permitindo o reconhecimento da dermatologia como especialidade clínico-cirúrgica. Após a conclusão do programa o aluno está apto a retirar seu registro de qualificação de especialista pelo CRM e realizar o concurso para filiação titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, filiada à Associação Médica Brasileira.