Especialidades Da Medicina: Conheça As Principais Áreas!

· 3 min read
Especialidades Da Medicina: Conheça As Principais Áreas!

Especialidades médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar moléstias que acometem o aparelho gastrointestinal, fígado e pâncreas. A especialidade exige as mesmas características da Cirurgia Geral, mas também é necessário ter domínio de tecnologias, como videoendoscopia torácica até robos inteligente. No Brasil, não é necessário fazer Medicina para se tornar acupunturista. Um médico urologista cuida do sistema urinário tanto de homens como mulheres, e tem atuação especial nosistema reprodutor masculino. Eles tratam desde infecções urinárias a casos mais graves, como disfunções renais. Um nutricionista é um profissional da saúde que vai ajudar em sua segurança alimentar, envolvendo o controle da obesidade, do colesterol e tratamento da gastrite.

  • Por ser um ramo em constante evolução, a Genética Médica pode ser considerada uma das profissões do futuro na área da saúde.
  • Isso porque é uma área bastante dinâmica, bem remunerada, com novas descobertas e desafios.
  • Por conta desse tipo de preocupação, tanto os clínicos quanto os cirurgiões fizeram poucas associações.


A Neurologia é a especialidade que cuida do sistema nervoso e das suas relações com o restante do corpo humano. Por isso, o neurologista é um dos profissionais de importância fundamental para a sociedade, pois deverá tratar de doenças que acometem o sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico e os tecidos efetores. O urologista deve ter a residência médica em cirurgia geral, especialização em Urologia e título da especialidade da Sociedade Brasileira de  Urologia .  https://bit.ly/3IDyaVJ  o atendimento clínico, com exames físicos dos pacientes e, se necessário, laboratoriais, a fim de descartar doenças orgânicas. Diferentemente do psicólogo, o psiquiatra está habilitado para fazer a prescrição de medicamentos de acordo com os sintomas e queixas dos pacientes.

Epilepsia: Doença Acomete Cerca De 2% Da População Brasileira E Cerca De 50 Milhões De Pessoas No Mundo


Inscreva-se já e estude com professores experientes e comprometidos com a evolução do seu aprendizado. Normalmente, é o primeiro médico que qualquer pessoa consulta quando está com algum problema. O clínico geral precisa ter consciência e conhecimento necessário para não encaminhar problemas simples para as outras especialidades e evitar a realização de exames desnecessários.


Fatores De Risco E Prevenção Cardiovascular: Hipertensão



Já o médico clínico que atende em consultório molda a sua carga horária e, consequentemente, a sua remuneração. O mercado de trabalho é bem concorrido, já que é a área com o maior número de especialistas. Assim como também pelas unidades básicas de saúde, de terapia intensiva e semi-intensiva e pelo pronto-socorro. Em outras palavras, a Pneumologia se dedica aos cuidados com a via respiratória, preservando a saúde dos pulmões, alvéolos, brônquios, faringe, laringe e demais componentes desse sistema. Outra de suas funções é a indicação de atividades físicas e o acompanhamento do desempenho do paciente, sendo ele atleta ou não. Após o início da pandemia de Covid-19, a Infectologia recebeu um maior destaque, devido à necessidade do combate ao novo coronavírus.

O Salário De Um Médico Generalista



A ideia era colocar a Clínica Médica no mesmo patamar que as demais especialidades. Esse processo ocorreu primeiramente em vários países, como a Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Assim, pela própria história da Medicina, a Clínica Médica surgiu como especialidade com foco hospitalar, pois o modelo ainda era hospitalocêntrico.